História
ANOS INICIAIS (1992-1996)
Com o retorno dos professores Haiko Hense, de seu mestrado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP em 1990, e José Vladimir de Oliveira, do doutorado em Engenharia Química pela UFRJ em 1991, as primeiras orientações de trabalhos na área de Termodinâmica começaram a ser realizadas no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). Embora apenas produzia-se trabalhos teóricos, a necessidade de um local para realização de experimentos motivou os professores João Borges Laurindo e Haiko Hense a empregarem um investimento oriundo de projeto submetido ao antigo FUNCITEC (Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) para a obtenção de espaço físico. Simultaneamente, em 1992, o professor José Vladimir de Oliveira, com participação dos professores Ariovaldo Bolzan, Adelamar Ferreira Novaes, João Borges Laurindo e Haiko Hense, conseguiu a aprovação de um projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, para a aquisição da primeira unidade de extração com fluido supercrítico (SFE) no estado. O laboratório então foi nomeado Laboratório de Termodinâmica (LABTERM) e ficou sob supervisão dos professores José Vladimir de Oliveira, Leonel Teixeira Pinto e Ariovaldo Bolzan.
No ano seguinte, em 1993, deu-se início ao programa de mestrado em Engenharia Química na UFSC e duas dissertações de mestrado foram realizadas no LABTERM, ambas sendo concluídas em 1995 sob orientação do professor José Vladimir de Oliveira. Também em 1993, o professor Haiko Hense ingressou no programa de doutorado em Engenharia de Processos na Universidade Técnica de Hamburgo-Harburg (TUHH), Alemanha, se afastando das atividades presenciais na UFSC, as quais retornaria apenas em 1997. Ademais, em 1996, o professor José Vladimir de Oliveira também se afastou das atividades presenciais na UFSC, retornando à instituição em 2011.
Primeira unidade de extração com fluido supercrítico da UFSC.
RETORNO E REESTRUTURAÇÃO (1997-2010)
Em 1997, ao retornar à UFSC após a conclusão de seu doutorado, o professor Haiko Hense assume a supervisão do LABTERM, que contaria com o apoio da recém contratada professora Sandra Regina Salvador Ferreira, admitida no EQA em 1996. Diante do foco em pesquisas de extração supercrítica, o laboratório passou a ser então nomeado Laboratório de Extração Supercrítica e Termodinâmica (LESTE). Entretanto, como este nome teve pouca adesão, o laboratório foi novamente renomeado Laboratório de Termodinâmica e Extração Supercrítica (LATESC) em 1999.
Um ano após a mudança do nome, em 2000, o programa de mestrado em Engenharia de Alimentos na UFSC foi iniciado, e através deste programa que seriam realizadas a maioria das dissertações do laboratório. Entretanto, as duas primeiras defesas sob o nome LATESC, em 1999 e 2000, por Luizilido Pitol Filho e Anne Jochmann, ainda foram realizadas pelo programa de Engenharia Química. Os trabalhos do LATESC em Engenharia Química seriam realizados novamente apenas com o retorno à UFSC do professor José Vladimir de Oliveira em 2011.
Graças às boas relações com a universidade em que o professor Haiko Hense realizou seu doutorado, realizou-se um projeto de cooperação entre a TUHH, a UFSC e mais duas universidades brasileiras, a UNICAMP e a UFPA em 2000. Este projeto teve iniciativa dos professores Gerd Brunner (TUHH) e Maria Angela Meireles (FEA/UNICAMP), e teve como resultado a elaboração e construção de quatro unidades de extração com fluido supercrítico idênticas, as quais foram instaladas em cada uma das instituições parceiras a fim de garantir a padronização entre os experimentos.
Em 2005 foi aprovado o programa de doutorado em Engenharia de Alimentos e as primeiras teses do LATESC foram defendidas em 2009. Além disso, de 2006 até 2010, o laboratório recebeu apoio do professor Julian Martínez, que também orientou trabalhos na área de extração supercrítica.
Unidade de extração com fluido supercrítico da UFSC produzida na TUHH.
NOVOS EQUIPAMENTOS (2011-2017)
De 2010 a 2011, novas mudanças no LATESC ocorreram com a chegada do professor Marcelo Lanza e com o o retorno à UFSC do professor José Vladimir de Oliveira. A primeira delas ocorreu, em 2011, com a transição da supervisão do laboratório, do professor Haiko Hense, para o professor Marcelo Lanza. Pouco após, consolidou-se uma parceria entre a UFSC e a URI, através do professor José Vladimir de Oliveira. Nesta parceria novos equipamentos e linhas de pesquisa foram introduzidos ao LATESC, sendo as linhas a determinação de equilíbrio de fases e a formação de partículas em altas pressões. Não muito após estas mudanças, o laboratório também montou e adquiriu outras unidades, como a de reação em meio pressurizado, a de extração com líquido pressurizado (PLE), a de água subcrítica, entre outras.
Este período, para o LATESC, também ficou marcado com a aposentadoria do professor Haiko Hense, em 2017, que ainda continuou participando e orientando trabalhos até o ano de 2019. Vale ressaltar também, que durante estes poucos anos, não apenas o laboratório teria atingido seu recorde de trabalhos concluídos em um único ano, como também conseguiu garantir um mínimo de quinze trabalhos por ano, sejam esses trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e projetos de pós-doutoramento.
Em 2016, o laboratório passaria por uma última mudança de nome, passando a se chamar Laboratório de Tecnologia Supercrítica e Termodinâmica (LATESC), em virtude das diferentes pesquisas realizadas com fluidos supercríticos.
Unidade de formação de partículas em meio pressurizado e unidade de determinação de equilíbrio de fases em alta pressão.
NOVO ESPAÇO FÍSICO (2018-Hoje)
No final de 2017 para o início de 2018, o laboratório foi realocado para o quarto andar do prédio dos laboratórios do EQA/UFSC, ocupando cinco salas e dividindo o andar com a Central de Análises. Além disso, também em 2018, um novo membro começou a compor o quadro de professores do LATESC, o professor recém contratado Acácio Antonio Ferreira Zielinski.
Professores Marcelo Lanza, Sandra Regina Salvador Ferreira, Acácio Antonio Ferreira Zielinski, Haiko Hense e José Vladimir de Olivieira na inauguração do novo espaço físico.
Última atualização: 07/2022