Quem somos

            O Laboratório de Termodinâmica e Tecnologia Supercrítica (LATESC) idealizado por professores do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC tem por objetivo realizar atividades relacionadas com processos envolvendo alta pressão e termodinâmica do equilíbrio de fases. As atividades do LATESC tiveram um grande impulso com a chegada, em 1998, do primeiro equipamento de Extração Supercrítica (ESC), construído na Universidade Técnica de Hamburg-Harburg (TUHH), Alemanha, pela equipe do Prof. Gerd Brunner, e proveniente de um projeto de cooperação internacional entre a TUHH, a UNICAMP, a UFSC e a UFPA. Dentre as metas estabelecidas para o LATESC se encontram o estudo de técnicas de extração de princípios ativos a partir de produtos naturais como plantas medicinais e aromáticas, resíduos provenientes da agroindústria e alimentos em geral. Concomitantemente, o LATESC tem realizado estudos de determinação do equilíbrio de fases de sistemas binários, ternários e multicomponentes envolvendo principalmente princípios ativos de produtos naturais. Mais recentemente o foco dos trabalhos do LATESC tem se voltado para formação de partícula e encapsulamento de substâncias ativas em biopolímeros empregando-se tecnologia supercrítica através de processos como SAS (Supercritical Antisolvent), SEDS (Solution Enhanced Dispersion by Supercritical Fluids) e SFEE (Supercritical Fluid Extraction of Emulsion).

                No LATESC atuam os professores Dr. Haiko Hense, Dr. Marcelo Lanza, Drª. Sandra R. S. Ferreira e Dr. José Vladimir de Oliveira (professor visitante do EQA), que estabeleceram uma tradição de excelência em ensino, pesquisa e extensão e forte comprometimento com a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas particularmente com processos com alta pressão. Ao longo de sua existência, os professores do LATESC supervisionaram cerca de 40 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado e 50 projetos de iniciação científica, publicaram mais de 200 trabalhos em anais de congresso e aproximadamente 100 artigos em revistas especializadas.

                    A equipe do LATESC é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelo alto nível de investigação no campo de tecnologia supercrítica e conta atualmente com 3 professores em tempo integral e 1 professor visitante, 2 pesquisadores pós-doutorandos,14 alunos de doutorado, 5 de mestrado e 8 alunos de graduação (iniciação científica e trabalho de conclusão de curso). O time do LATESC conta também com parcerias com vários pesquisadores da UFSC, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Departamento de Bioquímica, do Departamento de Fitotecnia, do Departamento de Farmacologia e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Parcerias institucionais com universidades do Brasil e do exterior também integram as atividades do LATESC, representadas por cooperações com a UNICAMP, UFRJ, URI – Campus de Erechim/RS, UEM e UFPR, além de contatos internacionais com a UNL (Colômbia), TUHH (Alemanha), UNL e UC (Portugal), CIAL-CSIC e Universidade de Valladolid (Espanha) e Universidade Nacional Del Sur (Argentina), entre outras parcerias. As pesquisas desenvolvidas no LATESC e as parcerias institucionais são sucessivamente apoiadas por agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPESC, além de projetos de extensão do qual destacamos a parceria com a Empresa Natura.