Prof. Dr. Marcelo Lanza

Dr. Marcelo Lanza

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI – Campus de Erechim/RS (1997 – 2001) e Mestrado em Engenharia de Alimentos pela mesma instituição (2002 – 2004), sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Dariva.

É Doutor em Engenharia de Alimentos (2004 – 2008), sob orientação do Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, pelo Departamento de Eng. de Alimentos (DEA) da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), a qual encontra-se na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi Pesquisador Colaborador (2008 – 2010) no DEA/FEA/UNICAMP onde desenvolveu projeto de pós-doutoramento intitulado Estudo da Extração e Desacidificação de Óleos Vegetais e Produção de Biodiesel: Determinação de Dados de Equilíbrio Líquido-Líquido e Simulação dos Processos; financiado pela CAPES nos marcos do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Augusto Caldas Batista.

Atualmente é Professor Adjunto, Nível IV, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde possui o cargo de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC e é Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (EQA/UFSC). Foi Supervisor do Laboratório de Termodinâmica e Tecnologia Supercrítica  (LATESC) de 2011 a 2017.

Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Processos de Separações Físicas, Termodinâmica, Equilíbrio de Fases, atuando principalmente nos seguintes temas: equilíbrio de fases, extração líquido-líquido, tecnologias a alta pressão, solubilidade.

Contato: m.lanza_at_ufsc.br


Por motivos de segurança “_at_” refere-se a “@”.