Prof. Dr. José Vladimir de Oliveira

Dr. José Vladimir de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Química pela UEM (1984), mestrado (1986) e doutorado (1991) em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. Foi Professor do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos/UFSC de 1989 a 1996, onde foi sub-chefe de Departamento (1990-1992) e Coordenador do Programa de Engenharia Química (1993-1996). Atuou como Professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (1996-2000). Atuou como Professor do Departamento de Engenharia de Alimentos da URI, onde exerceu posição de Coordenador do Programa de Engenharia de Alimentos (2002-2007) e como sub-Coordenador do referido Programa (2007-2011). Atuou como Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)-RS em duas gestões: Diretor de Divulgação e Aperfeiçoamento Profissional (biênio 03-04) e Diretor de Cursos e Eventos (biênio 05-06). Atuou como Diretor de Divulgação da SBCTA-Nacional (biênio 07-08) e como membro do conselho da referida entidade (biênio 2008-2009). Atuou como membro do Comitê Assessor de Ciências Agrárias da FAPERGS (08-10).

Vem contribuindo como revisor de diversos periódicos nacionais e estrangeiros e como consultor de diversas Agências de Fomento do país e do exterior.

Vem atuando nas seguintes principais áreas de pesquisa: termodinâmica do equilíbrio de fases a baixas e elevadas pressões, encapsulamento e liberação de compostos bioativos em nanoestruturas, produção enzimática de biopolímeros, atividade/estabilidade de enzimas em meios pressurizados, reações enzimáticas em fluidos pressurizados e em ultrassom, inativação de microrganismos e ruptura celular empregando fluidos pressurizados, técnicas alternativas de produção de biodiesel (enzimático, método supercrítico, ultrassom), processos alternativos de separação por membranas, determinação experimental de propriedades termodinâmicas e de coeficientes de transporte, desenvolvimento de processos na presença de campo magnético.

Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Ciências Ambientais da Unochapecó e Professor Titular-Livre da UFSC, onde atua como Professor Permanente do Programa de Engenharia de Alimentos. Compõe o NATI – Núcleo de Assessores em Tecnologia e Inovação do CNPq.