Otimização de Processos de Extração de Compostos Bioativos

11/09/2018 18:42

         O suprimento de necessidades fisiológicas, no que tange a alimentação, saúde física e mental do homem fez com que no decorrer da história técnicas e investigações acerca de plantas e recursos naturais fossem utilizadas para este fim. O discernimento de compostos provenientes de plantas seguras pela população e a transmissão desse conhecimento pelas gerações, justifica o interesse da comunidade científica por estudos sobre produtos derivados de plantas.

      As restrições ligadas à variabilidade natural de compostos e a concentração destes, responsáveis pela atividade desejada, faz com que alternativas de obtenção sejam estudadas de modo a viabilizar sua utilização através de extratos.

          Para tanto o design de experimentos ou delineamento experimental, é ferramenta de suma importância no processo de planejar e tratar dados obtidos mediante os métodos laboratoriais empregados nas pesquisas.

            Em função das práticas, foi ministrado um minicurso de Otimização de Processos de Extração de Compostos Bioativos pelo Prof. Dr. Acácio A. F. Zielinski do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.