CURSO NO LATESC – Micropipeta: Funcionamento, uso correto e manutenção

20/09/2018 15:48

Os instrumentos de medição são fundamentais em laboratórios que necessitem de aferições exatas de volumes, o que garante a qualidade dos resultados das análises. A pipeta é um instrumento de uso diário nos laboratórios. Sem ela seria inviável realizar os processos de análise devido aos volumes de reagentes e de amostra envolvidos.

Existem muitos fatores que podem alterar a exatidão da medida desses volumes na pipetagem, entre eles a qualidade do equipamento e, principalmente, o conhecimento e a habilidade do operador durante seu manuseio. 

Com intuito de afinar os procedimentos corretos no manuseio, foi realizado na manhã do dia 20/09 um curso aos integrantes do laboratório, destacando os tópicos:

  • Escolha da micropipeta;
  • Cuidados a serem tomados;
  • Limpeza;
  • Calibragem;
  • Armazenamento;
  • Técnicas de utilização.

Todos fatores de suma importância no ambiente laboral científico.

 

Agradecemos ao Sr. Eslei Xavier pela troca de informações.

NOVA DOUTORA DO LATESC

13/09/2018 23:13

Drª Páulia Maria Cardoso Lima Reis  com sua tese: ENCAPSULAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA FOLHA DE LOURO (Laurus nobilis L.) POR EXTRAÇÃO POR FLUIDO SUPERCRÍTICO

Banca:

Prof. Dr. Haiko Hense – presidente – PGEAL/UFSC

Prof. Dr. Leandro Danielski – membro externo – UFPE

Prof. Dr. Dachamir Hotza – membro externo – PPGENQ/UFSC

Profª Drª Sandra Regina Salvador Ferreira – membro interno PGEAL/UFSC

Dr. Gean Pablo Silva Aguiar – membro externo – UNOCHAPECÓ

 

 

Parabéns Drª Páulia!!!

Otimização de Processos de Extração de Compostos Bioativos

11/09/2018 18:42

         O suprimento de necessidades fisiológicas, no que tange a alimentação, saúde física e mental do homem fez com que no decorrer da história técnicas e investigações acerca de plantas e recursos naturais fossem utilizadas para este fim. O discernimento de compostos provenientes de plantas seguras pela população e a transmissão desse conhecimento pelas gerações, justifica o interesse da comunidade científica por estudos sobre produtos derivados de plantas.

      As restrições ligadas à variabilidade natural de compostos e a concentração destes, responsáveis pela atividade desejada, faz com que alternativas de obtenção sejam estudadas de modo a viabilizar sua utilização através de extratos.

          Para tanto o design de experimentos ou delineamento experimental, é ferramenta de suma importância no processo de planejar e tratar dados obtidos mediante os métodos laboratoriais empregados nas pesquisas.

            Em função das práticas, foi ministrado um minicurso de Otimização de Processos de Extração de Compostos Bioativos pelo Prof. Dr. Acácio A. F. Zielinski do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Síntese assistida por Micro-ondas: Monowave 300

06/09/2018 13:32

O Latesc em parceria com a empresa Anton Paar disponibiliza aos seus pesquisadores o Monowave 300. Esse equipamento é um reator de micro-ondas de alto desempenho projetado especialmente para aplicações de síntese assistida por micro-ondas em pequena escala em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Hoje em dia, a irradiação de micro-ondas é empregada com sucesso na extração de compostos bioativos de diferentes matrizes.