DOAÇÃO DE SANGUE

30/10/2017 12:00

Estimulados pela campanha do HU – UFSC, membros do LATESC doaram sangue, alguns pela primeira vez, mas todos com mesma sensação de dever cumprido.

Doar sangue é um ato de solidariedade”

Após a doação, o sangue passa por um processo que irá separar seus três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, um doador pode ajudar três pessoas diferentes. Todos os anos muitas pessoas têm suas vidas salvas graças à doação de sangue. Pensando na importância do doador, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, com o objetivo de incentivar ainda mais pessoas a doarem.

Como doar

Para fazer a doação é necessário:
– Apresentar documento com foto(RG/habilitação ou carteira de trabalho).
– Estar bem de saúde.
– Pesar acima de 50 kg.
– Ter entre 16 e 69 anos( 16 e17) devem estar acompanhados pelos pais ou responsável, e a primeira doação deve ser realizada antes dos 61 anos.
– Horário de atendimento de 2ª a 6ª das 07:00 as 12:00h.

Contato – HU – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago
Campus Universitário, Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/nº, Trindade
Florianópolis – SC – Caixa Postal 5199
CEP 88036-800
CNPJ 83.899.526/0004-25
Telefone/FAX: +55 (48) 3721-9100

https://www.facebook.com/bancodesangueufsc/   http://www.hu.ufsc.br/?p=3702

 

LATESC PARTICIPA DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA APLICADA – CBTERMO

27/10/2017 18:08

           Buscando ampliar seus conhecimentos na área da termodinâmica, divulgar os trabalhos do grupo e estabelecer parcerias, integrantes do LATESC participaram do IX Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada e V Escola de Termodinâmica, realizado em Porto Alegre entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017. O evento contou com palestras de pesquisadores renomados como a professora Marcia Barbosa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializada em mecânica estatística e premiada internacionalmente, e o professor Georgios Kontogeorgis da Technical University of Denmark, referência na área de termodinâmica, além de outros profissionais de destaque.

     Na ocasião, foram divulgados os trabalhos intitulados Produção de cocristal do resveratrol com nicotinamida utilizando CO2 supercrítico, apresentado pelo doutorando Alcidênio S. Pessoa, High-pressure phase equilibrium data for carbon dioxide + dichloromethane + acetone and carbon dioxide + dichloromethane + acetone + NAC e Thermodynamic modeling of high pressure phase equilibrium data for multicomponents systems containing supercritical carbon dioxide, dichloromethane and peppers extracts, apresentados pelo doutorando Evertan A. Rebelatto, Encapsulamento de trans-resveratrol em PHBV utilizando a técnica SEDS e avaliação de sua fotoestabilidade, apresentado pelas doutorandas Camila Dal Magro e Aline Elias dos Santos, o qual se encontra também publicado em The Journal of Supercritical Fluids (https://doi.org/10.1016/j.supflu.2017.03.025). Os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Lanza e coorientação do Prof. Dr. J. Vladimir de Oliveira.

Destaque para o trabalho Produção de cocristal do resveratrol com nicotinamida utilizando CO2 supercrítico, o qual foi selecionado para apresentação oral pelo doutorando Alcidênio S. Pessoa.

    

Por: Camila Dal Magro – Doutoranda LATESC